Agência Minas Gerais | Estudantes atletas dão início à etapa microrregional  do JEMG em Itabirito

Ginástica artística, dança e salto em solo marcaram a abertura oficial dos Jogos Escolares Estaduais (JEMG) 2024, etapa microrregional da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Ouro Preto. A solenidade foi realizada na noite de terça-feira (7/5), no Ginásio Poliesportivo Pedro Cardoso, em Itabirito. 

O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), que apoia a competição esportiva estudantil fornecendo alimentação, adequação das escolas para alojamento dos estudantes, além de apoio no transporte e destinação de recursos para o projeto. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG).

“É fundamental a parceria que temos com a Sedese para execução desta competição, porque educação e esporte caminham juntos. Investimos na reforma e construção de quadras para dar o suporte necessário aos nossos estudantes se prepararem e poderem competir”, enfatizou Igor de Alvarenga, que participou da abertura, ao lado do superintendente Regional de Ensino de Ouro Preto, Fabrício Nepomuceno, e do subsecretário de Esportes da Sedese-MG, Tomás Mendes. 

SEE/MG / Divulgação

O subsecretário comemorou o engajamento das duas pastas. “A presença da Educação neste evento me alegra muito, mostra que essa parceria entre educação e esporte tem muito ainda a fazer por todos esses jovens e pelo JEMG”, ressaltou o Tomás Mendes. 

Modalidades 

Em Itabirito, uma das cidades sede dos JEMG, estão competindo nas modalidades de basquetebol, futsal, handebol, vôlei e xadrez, estudantes de 24 escolas dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Os campeões das modalidades coletivas e os quatro primeiros colocados do xadrez da etapa microrregional avançam para a etapa regional. 

“Participar dessa disputa foi muito bom, porque aprendemos mais,  fazemos novas amizades e mostramos nossa habilidade para poder ter uma boa profissão no futuro. Quero ser jogador de futebol no futuro”, comemorou Jean Carlos Emanuel da Silva Gomes, estudante- atleta da Escola Estadual Professor Martins que venceu a partida de futsal na disputa contra Mariana, representando o município de Acaiaca.  

Recorde de inscrições 

Na edição deste ano, houve um número recorde de inscrições no JEMG, considerado a maior competição esportivo-escolar do Brasil, com 842 municípios inscritos. 

A expectativa é que cerca de 40 mil estudantes atletas participem desta edição do JEMG. O número é o maior desde 2019, quando 839 cidades se inscreveram, e demonstra a importância da prática esportiva e da competição.

SEE/MG / Divulgação

O recorde de inscrições na edição 2024 do JEMG foi resultado de um trabalho conjunto da equipe técnica e Diretorias Regionais da Sedese-MG, das SREs, dos gestores e representantes municipais, professores de educação física, dos diretores de escolas e estudantes atletas.

O JEMG é dividido nas etapas microrregional, regional e estadual, e funciona como seletivas para os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), Jogos da Juventude e para as Paralimpíadas Escolares. As disputas da microrregional começaram em 1/4, em 54 cidades-sede de diversas regiões de Minas. Essa etapa deve ser encerrada no dia 26/5. 

Quem pode participar

Este projeto esportivo é dedicado a todas as escolas públicas e particulares de Minas Gerais, voltado para estudantes-atletas com idades entre 12 e 17 anos, divididos em dois módulos, tanto para feminino quanto para masculino.

Na edição deste ano, o Módulo I reúne estudantes com idade de 12 a 14 anos, nascidos, exclusivamente, nos anos de 2010, 2011 e 2012. Já no Módulo II estão os estudantes-atletas de 15 a 17 anos, nascidos em 2007, 2008 e 2009.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *