Agência Minas Gerais | Saúde integra projeto para proteger mães mineiras de morte por hemorragia 

 Em busca da redução de perdas de mães por hemorragia em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) integra cooperação técnica que amplia o número de  instituições de saúde mineiras no projeto Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH).  

A partir de termo de cooperação técnica assinado pela SES-MG, Ministério da Saúde (MS) e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 27 instituições de saúde mineiras serão inseridas no projeto, totalizando 28 em Minas Gerais. 

O número representa duas unidades por cada macrorregião de saúde do estado.  O extrato do documento está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais de 8/5.

Metas

O acordo estabelece metas, como capacitação de 80% dos profissionais de nível superior que prestam assistência obstétrica, acesso oportuno a hemocomponentes para 80% das mulheres com hemorragia obstétrica e formação de até 36 instrutores, conforme a metodologia da estratégia. 

O termo terá vigência até o final de abril de 2029, podendo ser prorrogado por mais cinco anos. 

“Minas Gerais é um dos estados prioritários para essa implantação e os recursos para o projeto serão garantidos pelo orçamento do Estado”, explica a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG, Lirica Salluz Mattos Pereira.

Saúde e bem-estar

Segundo ela, a expansão da Estratégia 0MMxH em Minas Gerais, além da redução da mortalidade materna e infantil, também vai contribuir para a melhoria na qualidade da saúde materna e impacto positivo na saúde e bem-estar das crianças.

“Reduzir a mortalidade materna significa garantir que as mães sobrevivam para cuidar de seus filhos, o que impacta positivamente na saúde e no bem-estar das crianças. Além disso, a maior causa da mortalidade infantil está ligada às causas obstétricas”, comenta a diretora.

Implementação

A implementação da estratégia 0MMxH também vai ajudar a fortalecer os serviços de saúde em todo estado, melhorando a capacidade dos profissionais da área no atendimento a emergências obstétricas, garantindo o acesso a equipamentos e medicamentos essenciais e promovendo uma abordagem centrada na mulher durante a gravidez, parto e pós-parto. 

“A 0MMxH deverá contribuir ainda para reduzir as disparidades em saúde materna, garantindo que as mulheres tenham acesso igualitário a cuidados de saúde de qualidade em todo esse período”, ressalta Lirica Salluz.

Projeto Aurora 

A Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia está incluída no projeto estratégico Aurora, que visa reduzir a mortalidade materno-infantil do estado. 

O projeto compõe o conjunto de ações para o alcance dos objetivos do Novo Planejamento Estratégico 2023-2026 da SES-MG, com a visão de tornar real o SUS ideal. 

 “A parceria entre o Ministério da Saúde, a Opas e a SES-MG é essencial para o sucesso do projeto, pois permite uma abordagem coordenada e abrangente para melhorar a saúde materna e reduzir a mortalidade evitável”, finaliza a diretora de Gestão da Integralidade do Cuidado da SES-MG.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *