Secretaria Municipal da Educação dá início ao programa “Alfabetiza Juntos SP” para garantir a alfabetização das crianças

No dia 7 de maio de 2024, a Secretaria Municipal de Educação deu início às formações do Programa Estadual “Alfabetiza Juntos SP”, em um esforço conjunto para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras. Este programa, inserido na adesão realizada pela rede municipal de Educação ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do Governo Federal, tem como objetivo principal subsidiar ações concretas dos estados, municípios e Distrito Federal para promover a alfabetização de todas as crianças do país.

O Programa “Alfabetiza Juntos SP” busca garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme a meta 5 do Plano Nacional de Educação. Para alcançar esse objetivo, são fundamentais a colaboração entre os entes federativos e o fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.

Na abertura do Programa, as formações tiveram início no Espaço UNIVESP, com os Coordenadores Pedagógicos das Unidades Escolares, ministradas pela Articuladora Municipal do Programa, Ana Cristina de Oliveira. Essas formações visam capacitar os profissionais para que possam orientar seus docentes do 1º e 2º ano, promovendo trocas de experiências e aprendendo estratégias para serem professores alfabetizadores eficazes, envolvendo o ensino, aprendizado e avaliação.

Além disso, no Espaço Multiuso e Auditório da Secretaria Municipal da Educação, foram realizadas formações com os docentes da Educação Infantil, com foco em leitura e escrita, ministradas pelas formadoras da UNIFESP, Ana Lúcia Ferreira Broca e Geovana da Conceição Silva Andrade.

O Compromisso Criança Alfabetizada em Guaratinguetá destaca também a importância das estratégias de formação continuada de profissionais da educação, buscando garantir a recomposição da aprendizagem, especialmente diante do impacto da pandemia. O foco está na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, evidenciando o compromisso da cidade em assegurar uma educação de qualidade para todos os seus alunos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *