Comlurb completa 49 anos de serviços de limpeza prestados com eficiência em toda a cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Garis da Comlurb, há 49 anos prestam serviço de qualidade, inclusive em grandes eventos como no réveillon de Copacabana – Arquivo/Prefeitura do Rio

A Comlurb completa nesta terça-feira (15/5) 49 anos de fundação e serviços prestados ao Rio. Criada depois da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, em 1975, a empresa coleciona números significativos. São 19 mil funcionários, sendo 12.839 garis (9.294 homens e 3.545 mulheres), que fazem da companhia a maior empresa de limpeza urbana da América Latina.

O trabalho se estende durante as 24 horas do dia pela cidade em serviços como, coleta domiciliar e seletiva, limpeza de logradouros públicos, das areias das praias, dos parques públicos, do mobiliário urbano, das escolas municipais, além de túneis e viadutos e limpeza e higienização de hospitais. Desde o início da atual administração, cerca de 300 novos equipamentos, mais modernos, promoveram um salto de qualidade que impactam diretamente na qualidade de vida do gari, tornando o serviço mais eficiente, ágil e menos braçal, porém, não menos grandioso.

Os garis estão presentes em todos os grandes eventos no Rio, garantindo que turistas e cariocas possam curtir com tranquilidade as festas da cidade, como do Réveillon, Carnaval (Sambódromo, Intendente Magalhães, blocos, festas de rua e bailes populares), jogos no Maracanã e Engenhão, Auto da Paixão de Cristo na Lapa, e mais recente show de Madonna, na Praia de Copacabana.

Eficiência e rapidez que conquistam os cariocas. Basta dizer que no Réveillon de 2024, em apenas três horas, os 1.579 garis recolheram 484 toneladas, em 97 caminhões e 37 tratores, pás mecânicas e varredeiras compactas, da orla do Rio, deixando a praia limpa para o primeiro banho de mar do ano, às 9h do dia 1º de janeiro.

Os garis da Comlurb também estão nos piores momentos, ajudando e amenizando o sofrimento da população afetada pelas fortes chuvas. Eles atuam nas emergências nas ruas, como desobstrução de caixas de ralo, bolsões d’água, limpeza e raspagem de lama, remoção de galhos e queda de árvores, além dos locais que registram deslizamentos de terra. No temporal que caiu em 2022 na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, uma equipe da Comlurb ajudou a empresa da daquele município na limpeza, remoção de entulho e desobstrução dos logradouros públicos.

Pela dedicação e cuidado por parte desses profissionais com a cidade, em 1962 foi instituído o Dia Nacional do Gari, celebrado em 16 de maio.

Categoria:

  • 15 de maio de 2024
  • Marcações: Comlurb conservação Dia do Gari limpeza

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *