Legado Olímpico 2016: Prefeitura do Rio inaugura mais um Ginásio Educacional Tecnológico na Zona Oeste – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O novo GET vai atender a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano – Beth Santos/Prefeitura do Rio

O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, inaugurou, nesta quinta-feira (16/5), mais um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) da rede municipal de ensino. O GET Mestre Diego Braga, em Rio das Pedras, na Zona Oeste, vai atender a cerca de 700 alunos, do 6º ao 9º ano, e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA), no modelo mais inovador de escola pública do país. Essa é a quarta escola pública construída com material da Arena do Futuro, que foi palco do handebol e goalball nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

– Essas escolas serão um legado eterno para a nossa cidade. Esse material aproveitado da Arena do Futuro é utilizado de maneira muito sustentável. Temos aqui o modelo de ensino mais inovador que hoje temos no Brasil, que são os Ginásios Educacionais Tecnológicos. É a escola carioca do futuro, em tempo integral, que vai ajudar a nossa criançada aqui de Rio das Pedras a sonhar grande – destacou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

O Ginásio Educacional Tecnológico segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral. Esse modelo educacional, lançado em março de 2022, tem por objetivo potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades. Os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático. As escolas contam com laboratórios maker, tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo em que impacta o entorno escolar.

Para potencializar ao máximo os benefícios do legado e evitar que os investimentos para a realização dos Jogos 2016 dessem origem a instalações sem uso, os chamados “elefantes brancos”, a Prefeitura do Rio adotou a arquitetura nômade em grande parte de seu projeto olímpico. Este conceito de construção prevê o reaproveitamento das instalações esportivas para transformá-las em outros equipamentos públicos.

– Essa escola nasceu do zero e é uma das quatro unidades do Legado Olímpico, que a gente desmontou a Arena do Futuro e usou o material para construir essas escolas. Elas são dotadas de acessibilidade, com bastante conforto e toda climatizada. É mais um equipamento que entregamos para a Educação e para a garotada de Rio das Pedras – disse Armando Queiroga, presidente da Rio-Urbe, empresa municipal responsável pela construção do GET Mestre Diego Braga.

Um dos itens do Plano de Legado feito para os Jogos Rio 2016 previu que a Arena do Futuro, ao término das competições, fosse desmontada e transformada em quatro escolas, que vão atender um total de cerca de 1.700 alunos. Os GETs Emiliano Galdino, José Mauro de Vasconcelos e Nelcy Noronha, construídos pela Rio-Urbe em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, foram inaugurados este ano, em Santa Cruz, Bangu e Campo Grande, respectivamente.

Até o fim do ano 200 GETs

Com a inauguração do novo GET na Zona Oeste, a rede municipal passa a contar com 135 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a mais de 50 mil alunos, e com previsão de chegar a 200 unidades deste novo modelo de escola até o fim de 2024. São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.

A nova unidade escolar recebeu o nome em homenagem ao ex-lutador de MMA Diego Braga Alves, nascido e criado em Rio das Pedras. Ele foi morto em janeiro, aos 44 anos, após tentar recuperar uma moto furtada em sua própria casa, na comunidade da Muzema.

A viúva Julia Fernandes Araújo, o filho Theo Braga e a irmã Debora Braga, além do amigo e mestre Fernando Pachu, participaram do evento de inauguração do GET. Na abertura, o coral de alunos da Escola Municipal Vitor Hugo, no Jardim Clarice, no Anil, fez uma apresentação em homenagem à cultura africana.

 

 

Essa é a quarta escola pública construída com material da Arena do Futuro – Beth Santos/Prefeitura do Rio

Categoria:

  • 16 de maio de 2024
  • Marcações: Educação escola GET Legado Olímpico Rio das Pedras zona oeste

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *