Blog

Rio 1710: Instituto Rio Patrimônio da Humanidade lança livro de RPG inspirado no Rio Colonial – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Livro de RPG “Rio1710: um jogo de interpretação” transporta leitor-jogador para cenários e fatos históricos da cidade colonial – SMDUE/IRPH

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) lança, nesta sexta-feira (8/11), o livro “Rio 1710 – Um jogo de interpretação”, uma obra que convida leitores e gamers a explorarem o Rio de Janeiro Colonial em um RPG de mesa que transporta o jogador para o início do século XVIII na cidade, proporcionando uma imersão em um cenário rico em história e cultura. O lançamento é aberto ao públicom no Espaço Urbana Carioca, (Praça XV, 34 – ao lado do Arco do Telles), no Centro), às 15h.

A ideia para o livro surgiu de uma campanha de RPG – que é o período que dura uma jornada do jogo –  da qual o servidor do IRPH, Rafael Koury, participou durante a pandemia. A experiência, que durou um ano e meio e girou em torno dessa temática, foi tão imersiva que acabou inspirando a criação do livro, com narrativa mais detalhada e ampliação do uso na área de educação.

Baseado em intensas pesquisas e em iconografia histórica, a obra recria aspectos da sociedade, paisagem e cultura carioca da época. Os leitores poderão explorar construções e locais históricos, se aventurar nos primórdios da colonização portuguesa na cidade, interagir com personagens da época e, com liberdade total de imaginação, criar novas aventuras em um Rio de Janeiro de mais de 300 anos atrás.

Para a presidente do IRPH, Laura Di Blasi, o livro inova na forma de aprender um pouco mais sobre a história do Rio.

– Acredito que a implementação de eventos relacionados ao RPG, como mesas redondas, oficinas, encontros temáticos e programações na rede municipal de educação, pode estimular o interesse pela história local e incentivar a interação social entre os participantes, que podem ser de todas as idades. Além disso, o livro sinaliza os ambientes, locais e edificações que perduram até hoje, estimulando o leitor-jogador a conhecer esses locais que contam a nossa história – explicou Di Blasi.

 

 Livro em formato de jogo de RPG é ferramenta que contribui para o aprendizado

Com uma proposta inédita, o livro de RPG (Role-Playing Game), que pode ser traduzido para “jogo de interpretação de papéis”, transporta os leitores e jogadores para Rio Colonial. No jogo, tanto o cenário quanto as narrativas podem mudar conforme a imaginação do leitor.

Voltado para jogos de RPG de mesa, o livro pode ser utilizado tanto em ambiente pedagógico, como uma ferramenta que contribui para o aprendizado e difusão das histórias que compõem o Rio de Janeiro, quanto em momentos recreativos, em que amigos se reúnem para se divertir. Em ambos os casos, “Rio 1710 – Um jogo de interpretação” serve como um portal para revisitar o passado e entender as raízes culturais da cidade.

Após o lançamento, o livro também ficará disponível gratuitamente para leitura e impressão site do IRPH.

 

 

 

 

Categoria:

  • 7 de novembro de 2024
  • Marcações: Aventura centro Educação História irph livro Rio Colonial RPG