Hospital Geral de Nova Iguaçu irá receber doações de sangue neste feriado

Hospital Geral de Nova Iguaçu irá receber doações de sangue neste feriado




Uma das alternativas para curtir o feriado de Proclamação da República é doar sangue no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) e ajudar quem precisa através deste gesto de solidariedade. Nesta quarta-feira (15), o banco de sangue da unidade de saúde irá receber os doadores, das 7h30 às 18h. O objetivo é atender as pessoas que não têm disponibilidade para fazer sua doação em dias úteis.

O HGNI vem adotando medidas para atrair mais doadores de sangue. Desde julho o banco de sangue está funcionando em horário ampliado, além de também abrir as portas para receber doadores aos sábados. A intenção é garantir o abastecimento regular do estoque, principalmente nesta época de fim de ano, quando os números de doações costumam cair e os atendimentos de emergência aumentam. Para atender a demanda, são necessárias 800 bolsas de sangue coletadas por mês.

Os interessados em doar devem estar com boa saúde, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os maiores de 60 tenham sido doadores em outros momentos. Menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis. Não é preciso estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação. Não poderá doar quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12h.

O HGNI fica localizado na Avenida Henrique Duque Estrada Meyer, n° 953, na Posse. O banco de sangue funciona próximo à recepção da unidade de saúde.

Outras recomendações para doar sangue

– Quem teve sintomas de gripe ou resfriado deve aguardar dez dias após terminar o tratamento medicamentoso;
– Pessoas vacinadas precisam esperar até 48h para fazer sua doação;
– Quem fez tatuagem ou piercing deve aguardar até 12 meses para doar; Exceto piercing na língua ou partes genitais que estará apto para doação um ano após a retirada;
– Diabéticos precisam estar com a glicose controlada e não fazer uso de insulina;
– Quem fez endoscopia ou colonoscopia precisa esperar seis meses;
– Não ter doença de chagas ou infecção sexualmente transmissível;

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *