Evento capacita servidor que atende crianças e adolescentes

Ariane Caldas


Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quinta-feira (23) uma aula inaugural de capacitação para os profissionais da rede municipal que atuam em secretarias e órgãos públicos no atendimento a crianças e adolescentes.

O objetivo é formar os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos para a prevenção e qualificação do acolhimento de crianças e adolescentes com direitos ameaçados ou violados e sob cuidado do Estado.

A aula inaugural foi realizada pela presidente do Neca (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente), Dayse Bernardi, e marca o primeiro encontro do projeto de formação da rede de atendimento de São José dos Campos que será realizado de janeiro a outubro de 2024.

O evento contou com a participação de 160 profissionais de diversas áreas como saúde, educação, assistência social, esporte e segurança, além da presença do juiz da vara da Infância e Juventude, Marco César Vasconcelos e Souza e a defensora pública, Deise Gomes da Cunha Tureta, proporcionando um ambiente propício para a troca de conhecimentos e experiências.

A construção de protocolos e processos foi o ponto central da aula. Para o juiz, os fluxos de trabalho são essenciais para uma abordagem mais adequada. “Essa capacitação serve para a construção de protocolos para o enfrentamento dos casos de violência contra crianças e adolescentes, e ao final, a solução fica mais fácil e próxima do caso concreto”, afirma.

Durante a aula, os profissionais puderam adquirir novas práticas para lidar com questões relacionadas à infância e adolescência. Para Renata Aparecida, que atua no programa de proteção especial contra o trabalho infantil da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, foi um momento enriquecedor. “Esse evento vem para reforçar o nosso comprometimento como profissional, sobre a importância do qualificar, para poder realizar nossas abordagens com mais qualidade.”

Formação

Ao longo de dez meses, os profissionais da rede municipal do Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes passarão por uma capacitação para fortalecer o trabalho de prevenção e enfrentamento de situações de violência, bem como a garantia dos Direitos.

A formação prevista para início em janeiro de 2024, será realizada pelo Neca e dividida em 10 módulos.

Todos os participantes indicados atuam direto ou indiretamente no atendimento e acolhimento de crianças e adolescentes, visando uma abordagem cada vez mais eficiente, e reforçando o compromisso da administração municipal com o bem-estar e desenvolvimento integral da infância e juventude.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *