Prefeitura de Cuiab | Curso promove adaptao de Agenda 2030 da ONU para realidade de Cuiab

Em mais uma etapa do Plano Municipal de Capacitação a Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria de Gestão,  realizou nesta quarta-feira (22) o curso “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: Desafios para implementação”, ministrado pela professora Patrícia Miranda Menezes, cofundadora da Rede ODS Brasil.

O objetivo do curso é conscientizar os servidores sobre a importância da inclusão de protocolos internacionais, principalmente a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU),  na realização do planejamento do município. A Agenda 2030 abrange 17 objetivos que estimulam a realização de medidas voltadas ao crescimento global sustentável.

“Quando falamos de ODS e de agenda 203o estamos falando em pensar o mundo melhor e, portanto, Cuiabá melhor para todos, seria impossível cumprir com todos esses objetivos sem a qualificação dos servidores que serão capazes de incluir a agenda da ONU no planejamento de cada secretaria”, afirmou a secretária de Gestão, Ellaine Mendes.

Para a facilitadora do curso, Patrícia Miranda Menezes, a iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro é extremamente importante para fortalecer a conscientização dos servidores da importância de seguir protocolos internacionais no planejamento. “É importante que as prefeituras incorporem esses acordos nos seus planejamentos porque os problemas globais são sentidos nos municípios. Comentamos sobre o Acordo de Paris, por exemplo, quando se fala em mudança do clima quem vai promover essas adaptações são as cidades”, afirmou Patrícia Menezes.

Segundo Patrícia, os servidores da prefeitura de Cuiabá já possuem um interesse e engajamento quando o assunto é Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“Os servidores demonstraram entender que esses são temas importantes e que a gestão precisa se engajar, além disso, os servidores também afirmaram que há vontade política do prefeito na inclusão do ODS no planejamento”, completou Patrícia.

A indicação para a realização do curso partiu de Silvina Maria dos Anjos, servidora da Secretaria de Planejamento. O curso é importante para incluir algumas dessas metas no planejamento das ações que serão executadas em 2024. “Cuiabá fez um alinhamento do Planejamento Estratégico e do PPA aliado à Agenda 2030, mas precisamos avançar nas secretarias”, afirmou Silvina.

“As secretarias precisam dimensionar os seus desafios e diagnosticar o que é preciso melhorar em relação a essa agenda internacional e, com isso, fazer esse alinhamento”, completou Silvina. A servidora da secretaria da Mulher, Helena Bucair Baleroni, acredita que o curso abre um horizonte de visibilidade de possibilidades de se fazer mais a área de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade no município.

“Está sendo excelente porque é o que a gente trabalha no nosso planejamento estratégico e alguém trazer exemplos de fora para a gente abre um horizonte para que possamos fazer mais”, afirmou.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *