Instituto Pereira Passos comemora 25 Anos de fundação com relançamento do portal Data.Rio – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

O Instituto Pereira Passos (IPP), da Prefeitura do Rio, completa 25 anos de fundação nesta sexta-feira (1/12), consolidando uma trajetória de dedicação à promoção do desenvolvimento sustentável e ao fortalecimento da gestão pública municipal.  Criado pela Lei Nº 2.689/1998, o IPP virou referência nacional e internacional em gestão de dados e em desenvolvimento de informações, estatísticas, mapeamento, estudos e pesquisas que servem de suporte para o monitoramento e a criação das políticas públicas de assistência à população. Para comemorar o aniversário, o Instituto está relançando seu principal portal, o Data.Rio, em uma versão modernizada e interativa.

– O aniversário do Instituto Pereira Passos não é apenas uma celebração de conquistas passadas, mas também um momento de reflexão sobre os desafios que estão por vir. A instituição segue firme em sua missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos cidadãos cariocas – afirmou o presidente do Instituto Pereira Passos, Carlos Krykhtine.

Logo no início de sua história, em 2001, o IPP disponibilizou o portal online Armazém de Dados, um dos primeiros portais de dados abertos do Brasil, que reunia em ambiente digital as informações contidas até então apenas nos anuários estatísticos: grandes livros de informações sobre a cidade, que só eram publicados de forma impressa. Ao abrir os dados criados dentro do município para o público em geral, o Armazém de Dados tornou-se referência para outras cidades, quando a internet no Brasil ainda caminhava em seus primórdios, destacando assim como uma ação de pioneirismo e vanguarda.

Lançado em 2017, o Data.Rio é uma evolução do Armazém de Dados, consolidando-se como uma importante fonte aberta de conteúdo para interessados em saber mais sobre o município. O portal reúne mais de 4 mil itens, que são mantidos pela equipe técnica do IPP e órgãos parceiros, através do Sistema Municipal de Informações Urbanas (Siurb) e de outras ferramentas e fontes internas e externas. Além disto, serve como referência para pesquisadores, jornalistas e gestores municipais. Agora, com o relançamento, o portal recebe uma atualização visual e funcional, assegurando responsividade em todos os dispositivos e incorporando um painel dedicado aos dados do Censo de 2022.

– O Instituto reforça o seu papel na gestão de dados, informações e conhecimento sobre o município neste aniversário, com o lançamento de marcos e produtos como a atualização do Data.Rio nesta semana e, na semana passada, a realização do III Seminário do SIURB, do III Workshop do Acordo de Cooperação entre Prefeitura do Rio e NASA e do lançamento dos inventários de emissões de gases de efeito estufa da cidade do Rio de Janeiro – destacou o coordenador de Informações da Cidade no IPP, Felipe Mandarino.

IPP: Mais do que Dados e informações, é conhecimento e reflexão transformando a Cidade

Além de sua notável contribuição no campo de dados e estatísticas, o IPP atuou como incubadora de projetos transformadores ao longo de seus 25 anos. Iniciativas emblemáticas, como o Porto Maravilha, as Olimpíadas de 2016, a UPP Social e o Favela Bairro tiveram seus alicerces lançados no instituto.

Hoje, o IPP coordena o programa Territórios Sociais, o maior programa de redução de vulnerabilidades sociais da Prefeitura, em parceria com a ONU-Habitat. Com mais de 60 agentes de campo, o programa visa identificar e apoiar famílias em áreas com os menores índices de desenvolvimento social na cidade, integrando-as aos serviços essenciais da prefeitura.

– Territórios Sociais atua para reduzir o risco das famílias cariocas mais vulneráveis. As famílias são acompanhadas por agentes sociais que articulam serviços públicos da prefeitura junto com cerca de 10 secretarias municipais. Assim, cada família possui um atendimento adequado para suas demandas sociais – explicou o coordenador técnico de Desenvolvimento Socioeconômico do IPP, Henrique Silveira.

Em agosto deste ano, o IPP assumiu a liderança regional do Sudeste na INREDE, a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, primeira do tipo no país. A organização visa a troca de experiências e informações para capacitar e potencializar a elaboração de políticas públicas nos municípios. Além disso, o instituto tem firmado uma parceria estreita com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizando intercâmbio de informações e metodologias e servindo como ponto de apoio para as ações da instituição na cidade.

Categoria:

  • 30 de novembro de 2023
  • Marcações: Aniversário de fundação Data.Rio Instituto Pereira Passos Prefeitura do Rio Relançamento

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *