Prefeitura de Sorocaba inaugura 4ª unidade da nova “Casa do Cidadão Zeladoria” no Pátio Cianê Shopping – Agência de Notícias

Novo modelo de atendimento traz novidades, como Sebrae Aqui Mulher e, em breve, em parceria com a Polícia Federal, emissão de passaportes, além de auxílio em processos de imigração.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), inaugurou, nesta quinta-feira (30), a 4ª unidade da nova “Casa do Cidadão Zeladoria” na cidade, desta vez, localizada no Pátio Cianê Shopping, no Centro de Sorocaba.

A unidade foi toda revitalizada, ganhou nova identidade visual e seguirá um novo modelo de atendimento, estilo “Poupatempo”, modernizando, agilizando e ampliando o acesso da população aos serviços públicos e essenciais. Essa remodelação agregará os chamados serviços de “zeladoria”, sendo possível igualmente solicitar atendimentos, como: roçagem, troca de lâmpadas e reparos na iluminação pública, tapa-buracos, verificação ou instalação de semáforos e lombadas, entre outros, oferecendo aos munícipes de Sorocaba ainda mais comodidade e rapidez ao solicitarem assistência ou informações referentes às atividades do Município.

É a 4ª unidade que recebe a remodelação do atendimento na cidade, após a inauguração, nos meses de outubro e novembro, da “Casa do Cidadão Zeladoria Ipiranga”, na Zona Oeste; “Casa do Cidadão Zeladoria Itavuvu”, na Zona Norte e “Casa do Cidadão Zeladoria Ipanema”, também localizada na Zona Norte.

Neste momento, as unidades seguem operando com demanda espontânea, ou seja, os munícipes podem comparecer para solicitar qualquer um dos serviços ofertados. A partir do dia 2 de janeiro de 2024, os atendimentos deverão ser agendados por meio dos totens de autoatendimento; pelo site https://casacidadao.pro-sorocaba.com/autenticacao/entrar, ou ainda, pelo aplicativo Casa do Cidadão. Já, as Casas do Cidadão Brigadeiro Tobias e Nogueira Padilha seguirão com o suporte presencial espontâneo, mesmo após as remodelações previstas para os próximos meses.

“As modificações ocorrem com o objetivo de aprimorar, cada vez mais, os serviços prestados aos moradores. Uma das grandes novidades é a disposição de agendamento que, consequentemente, diminuirá o tempo de espera, uma inovação que, há muito tempo, era necessária”, enfatizou o secretário da Sefaz, responsável pela supervisão das unidades das Casas do Cidadão, Marcelo Regalado, que esteve no ato representando o prefeito Rodrigo Manga.

Também estiveram presentes no evento o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), Hudson Pessini; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a superintendente do Procon Municipal de Sorocaba, Cristiane Bonito Rodrigues; os vereadores Cristiano Passos e Rodrigo do Treviso; o Major PM Renê Calazans, representando o deputado estadual Danilo Balas; o gerente regional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), Alexandre Martins; o chefe do Núcleo de Polícia Administrativa da Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba, Bruno Pereira; a supervisora da unidade da Casa do Cidadão, Carla Regiane Barbosa Santos, e o representante da Projecto, Osmar Linares, empresa que integra o Consórcio Pro-Sorocaba, vencedor do processo licitatório e responsável pela gestão das Casas do Cidadão na cidade de Sorocaba.

Sebrae Aqui Mulher
Além dos serviços que já são disponibilizados em todas as Casas do Cidadão, a novidade da unidade Pátio Cianê é a implantação do Sebrae Aqui Mulher, a primeira do interior do Estado de São Paulo, voltada especialmente ao público feminino. “Novamente, Sorocaba sai à frente e inova, oferecendo apoio ao empreendedorismo feminino. Praticamente 50% das microempresas são lideradas por mulheres e, por isso, compreendemos a importância das mulheres para o desenvolvimento de um país mais empreendedor e com cada vez mais qualidade de vida”, explicou o gerente regional do Sebrae.

Emissão de passaportes e processo de imigração
Outro trabalho inédito que está em tratativa para ser disponibilizado, em breve, na unidade, é a emissão de passaportes, auxílio no processo de imigração, em parceria com a Polícia Federal, além de outros serviços das esferas estaduais e federais. “Essa integração de atividades busca facilitar a vida do cidadão sorocabano. Já estamos caminhando para viabilizar essa e outras tarefas, como a emissão de RG, por exemplo”, completou o secretário da Sefaz.

O Pátio Cianê Shopping está localizado na Avenida Afonso Vergueiro, 823, no Centro, ao lado do Terminal Santo Antônio.

Fotos: Michelle Alves – Secom

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *