Nova Iguaçu: primeira fase da pré-matrícula escolar encerra na segunda-feira (4)

Nova Iguaçu: primeira fase da pré-matrícula escolar encerra na segunda-feira (4)




Termina na próxima segunda-feira (4) a primeira fase da pré-matrícula escolar dos alunos da rede municipal de Nova Iguaçu. Como nos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está realizando o processo exclusivamente pela Internet. Para isso, basta acessar www.matricula.semed.novaiguacu.rj.gov.br e fazer o cadastro.

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Iguaçu (SEMED) divulgou, na última terça-feira (28), o cronograma para a realização da matrícula de alunos nas escolas da rede.

A pré-matrícula abrange alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial. A relação de inscritos será divulgada no dia 18 de dezembro, e o prazo para a efetivação da matrícula será de 8 a 12 de janeiro. Já para o segundo semestre da EJA, o período de inscrição presencial será de 15 a 19 de julho. Os alunos e responsáveis devem estar atentos, pois a confirmação da vaga deverá ser feita de forma presencial e na escola na qual o estudante for contemplado.

Na primeira fase da pré-matrícula online, o aluno ou responsável poderá escolher a escola de interesse. A escolha deverá ser feita, prioritariamente, por uma unidade localizada no bairro de origem do estudante. Caso não haja vagas disponíveis, o sistema irá disponibilizar outras opções.

O aluno que, por opção dos responsáveis, for matriculado em escola mais distante da sua residência, caso haja vaga em unidade próxima para a qual não seja necessário transporte escolar, não terão direito ao transporte escolar. O mesmo vale para aqueles que estudam há menos de um quilômetro de suas casas. Terão prioridade no uso do transporte alunos que residem em área rural e que estudam a mais de um quilômetro de seus lares.

Nova oportunidade

Após o período de efetivação das matrículas, os alunos que, porventura, não forem contemplados, terão uma nova chance. As vagas remanescentes serão inseridas no sistema, e a segunda fase da pré-matrícula será realizada de 18 a 22 de janeiro, também exclusivamente pela internet. Uma nova relação de inscritos será divulgada no dia 26, e os contemplados terão os dias 29 e 30 de janeiro para a efetivação da matrícula. Após este período, as vagas ainda existentes serão disponibilizadas diretamente pela unidade escolar, sendo ela a responsável pela matrícula de novos alunos.

Todas as informações sobre o processo de matrícula escolar estão na Portaria SEMED nº 195 de 17 de novembro de 2023, publicada no Diário Oficial de 21 de novembro, disponível na página da SEMED. Basta acessar www.novaiguacu.rj.gov.br/semed/matricula.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *