Passeios de locomotiva atraem a população e recebem aprovação do público dentro da programação do “Natal Iluminado 2023” – Noticias

Fotos: Renata Giron

Por: Rose Campos

Os passeios acontecem em datas programadas, até o dia 23 de dezembro e o valor do ingresso é R$ 20, devendo ser adquirido diretamente com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária.

Tiveram início, na noite desta sexta-feira (8), os passeios de locomotiva que fazem parte da programação do “Natal Iluminado 2023”, da Prefeitura de Sorocaba. A primeira viagem foi gratuita, para pessoas e famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Nas outras viagens seguintes, o público interessado pôde adquirir os ingressos diretamente com a Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, entidade sem fins lucrativos que cuida da gestão e preservação da locomotiva. Os passeios prosseguem neste sábado (9) e nos dias 10, 14, 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de dezembro.

Bárbara Rodrigues dos Santos esteve com a filha Larissa, de um ano, e outros familiares, no passeio de locomotiva e aprovou a iniciativa. “É a primeira vez que eu venho e adorei! Achei bem bonita a decoração. As crianças estão gostando muito também. É maravilhoso para elas. Se tiver outra oportunidade, eu venho de novo, com certeza”, afirmou.
Gabriele S. Conte foi com o marido e a filha de cinco anos, Lorena, para conhecer o trem e também disse estar encantada com o passeio. “Ela queria muito ver como é. Porque as crianças de hoje em dia não sabem como é viajar de trem. É um momento especial também, com o Papai Noel e a decoração de Natal”, comentou.

“Para a gente, que já é adulta, é também um resgate histórico e afetivo. E acho muito importante para a gente dar um pouco de valor para quem fez tudo isso. É uma história muito bonita. Quando eu era menina, passeava até Iperó e íamos de trem. Eu ia com minhas amigas. Fazer esse passeio traz um resgate da nossa infância. Sem falar das histórias que ouço dos meus pais e dos meus tios sobre essa coisa gostosa que é um passeio de trem, em uma época em que já estamos mais emotivos, com o clima natalino”, resume Cristiane Carvalho.

A ação, intitulada “Trem Iluminado”, é uma realização da Sorocabana – Movimento de Preservação Ferroviária, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Governo (Segov), Cultura (Secult), Cidadania (Secid) e Comunicação (Secom). Os passeios estarão disponíveis à população em geral, nos horários das 18h30 e 19h30, nos dias 9, 10, 14, 16, 17, 20, 21, 22 e 23 de dezembro, pelo valor de R$ 20, o ingresso, adquirido diretamente com a entidade realizadora. A venda desses ingressos ocorre pelo site: https://mpfsorocabana.org.br.

“Esta é mais uma atração disponível para a população comemorar o período natalino e, ainda, conhecer um pouco mais sobre a história da nossa cidade. E, é claro, que não esquecemos das famílias mais vulneráveis do nosso município, que terão a oportunidade de realizar esse programa de lazer gratuitamente”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

O passeio especial é feito a bordo de um trem histórico, tracionado por locomotiva a diesel, percorrendo trecho da antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), com partida na Estação Dr. Paula Souza, localizada na Rua Dr. Paula Souza, 420, no Centro de Sorocaba, seguindo por, aproximadamente, 1,5 km até a Fábrica Santa Maria, na Vila Hortência, de onde retorna pelo mesmo trajeto. Os inscritos, ainda, terão acesso a um espaço instagramável, que conta com a famosa “Locomotiva 58”, para fazer vídeos e fotos, com seus familiares e amigos.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *