Conselho de Mobilidade conhece sistema de monitoramento viário

Beatriz Rosa


Secretaria de Mobilidade Urbana

Colaboração da estagiária Agata Sales

Os integrantes do Comob (Conselho Municipal de Mobilidade Urbana) visitaram na quarta-feira (20) o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e o PIT (Parque de Inovação e Tecnologia) para conhecer de perto as tecnologias utilizadas no monitoramento do trânsito e do transporte público.

Durante a atividade, o grupo conheceu o setor de mobilidade urbana e recebeu explicações sobre o funcionamento da central, que consegue identificar com agilidade acidentes de trânsito, quedas de árvores e interdições viárias, além de fazer a leitura de placas, o rastreio de veículos e o monitoramento em tempo real do transporte público.

Na área da segurança, os conselheiros acompanharam o monitoramento de áreas e vias públicas por meio do sistema de câmeras, que possuem inteligência para leitura biométrica facial e identificação de características pessoais. No setor de Defesa Civil, puderam observar em tempo real as condições climáticas.

Representante do Senac, o professor Benedito Luciano Figueiredo aprovou a visita técnica. “Foi ótima e gratificante, principalmente pela oportunidade de conhecer o que está por trás dessa ferramenta estratégica, que é o PIT. As câmeras inteligentes são muito interessantes, um importante recurso para identificação dos problemas na cidade.”

A comitiva conheceu também a atual estrutura do PIT, formada por quatro centros empresariais, e recebeu informações sobre os planos de expansão do parque. Atualmente são cerca de 150 empresas instaladas, além de outras conectadas, por onde circulam mais de 7 mil pessoas diariamente.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Mobilidade Urbana

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *