Mais 190 professores celebram conclusão de curso na EFE

Paula Pessoa


Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos valoriza a capacitação dos educadores que atuam nas escolas municipais e, por meio da EFE (Escola de Formação do Educador), investe na formação de todos os professores. 

Nesta quinta (25) e sexta-feira (26), o Cefe (Centro de Formação do Educador) recebe mais de 190 professores recém-efetivados para a cerimônia solene da formação preparatória para o exercício como docente das turmas 9 e 10, que passaram pela EFE em meses de estudo e experiências práticas. O evento contou com a presença de familiares, convidados e da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania. 

Celebrar e reconhecer

Os educadores se preparam para o início deste ano letivo, a partir de 6 de fevereiro, e compartilharam as impressões sobre os meses na EFE e o momento festivo da noite desta quinta (25). 

“Passar pela EFE foi muito significativo para mim, com as boas práticas, a formação e todo olhar de aperfeiçoamento na nossa profissão, que é importante para fazermos a diferença na vida das crianças. Essa experiência dá uma bagagem grande e me deixa animada e ansiosa para este ano letivo”, disse Aline Fernandes Ferreira, professora da Emei Ana Lúcia de Castro Micheleto.

Para Fernando Augusto Navarro dos Santos, professor de Ciências há cinco anos que irá trabalhar na Emefi Vera Babo de Oliveira, o período de residência pedagógica na EFE faz toda a diferença.

”Eu me sinto muito realizado e preparado para atuar nas escolas da rede municipal, vim da rede estadual e é bastante diferente, passar pela EFE com toda preparação para a sala de aula foi imprescindível. Saber que irei para uma escola com estrutura 5.0 para desenvolver o trabalho me deixa ainda mais animado”, afirmou. 

Celina de Oliveira Sousa, da Emei Benedito Carvalho dos Santos, resumiu a experiência com a efetivação e os dias na Escola de Formação como “um momento mágico”.

“Aqui na EFE recebemos formação de excelência, agradeço todo cuidado da rede em nos informar sobre o currículo, formar e entregar o currículo. Uma cidade que tem currículo próprio já tem um diferencial e tanto”, destacou.

A professora Renata Peretta aposentou em agosto de 2023 após 30 anos servindo na rede de ensino municipal e foi escolhida pelas turmas como homenageada da noite. Com discurso emocionado e repleto de gratidão, Renata destacou a importância dos servidores aproveitarem todas as oportunidades na rede de ensino municipal. 

“Receber o convite para participar desta cerimônia foi um reconhecimento e uma alegria muito grande, que me emocionou. Os professores efetivos devem aproveitar todas as oportunidades, que são muitas. Todas as minhas conquistas, profissionais e pessoais, têm relação com a rede de ensino e hoje sou muito feliz por fazer parte dessa história”, destacou.

Vem pra EFE!

A Escola de Formação do Educador da Prefeitura de São José oferece espaços para a realização de projetos que visam qualificar, capacitar e aperfeiçoar todos os professores da rede municipal, gestores escolares e demais profissionais da Educação, segundo a Lei Municipal 10.293/2021. 

Os profissionais recém-contratados pela Prefeitura passam por período dedicado exclusivo à formação pedagógica, podendo chegar a três meses com atividades práticas em laboratórios inovadores, residência pedagógica e capacitações para uso de tecnologias educacionais. 

Os educadores e especialistas que já atuam nas escolas e na Secretaria de Educação também poderão contar com o local para formações e especializações para funções superiores e práticas pedagógicas inovadoras.

 


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *