Prefeitura de Sorocaba recebe a visita de um grupo de autoridades da cidade chinesa de Wuxi, considerada cidade-irmã do município – Noticias

Fotos: Renata Giron

Por: Rose Campos

Uma delegação formada por várias autoridades chinesas, da cidade Wuxi, liderados pelo vice-prefeito Yongxin Qin, realizou uma visita à Prefeitura de Sorocaba, na tarde desta sexta-feira (1). O grupo foi recebido, no sexto andar do Paço Municipal, pelo chefe do executivo sorocabano, que esteve acompanhado, na ocasião, pelo presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e também da superintendente do CADI (Centro de Aceleração, Desenvolvimento e Inovação) de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Administração (Sead). Também participou da reunião um grupo de empresários de companhias que atuam no município.

A cidade chinesa de Wuxi é considera cidade-irmã de Sorocaba e foi o destino, no ano passado, de uma viagem feita pelo presidente do PTS, com o objetivo de conhecer o Parque de Ciência e Tecnologia local, estreitar laços de relacionamento e cooperação técnica, que foram oficializados por meio da assinatura de um termo de cooperação entre as duas instituições voltadas à tecnologia e pesquisa.

A visita da delegação chinesa, agora, é tanto uma retribuição de gentileza como, principalmente, uma sinalização importante para a possibilidade de abrir portas, mutuamente, para a realização de parcerias comerciais entre os dois países e do intercâmbio de conhecimento em áreas correlatas e de inovação. Também estiveram presentes no encontro, O diretor da Comissão de Saúde, Xuerong Da; o diretor de Recursos Natuais e Planejamento, Qiang Zheng; o diretor da divisão de cooperação internacional da Saúde, Yujing Sun; o diretor da sétima Secretaria de Wuxi, Ruifeng Zhang; o diretor de Relações Internacionais, Fan Yang; O diretor do Hospital Universitário de Jiangnan, Dong Guo; o diretor de Seguridade Médica de Wuxi, Jiang Li; o diretor de Recursos Humanos do Hospital de Wuxi, Sheng Ding; o líder de relações médicas internacionais do Hospital Universitário de Jiangnan, Weidong Zhang; o diretor da Divisão de Cooperação Exterior do hospital, Jianzhong Wang; e o diretor de Pessoal do hospital, Yingqi Su.

O relacionamento entre as duas cidades tornou-se oficial há cerca de 15 anos e, agora, com a aproximação entre as lideranças de cada localidade, cria a oportunidade de ambas cooperarem com vistas ao desenvolvimento e incremento das relações comerciais. 

A cooperação entre as duas partes inclui as seguintes atividades: construir uma parceria amigável e realizar intercâmbios regulares de informações, especialmente nos campos da alimentação, IoT (Internet das Coisas), biomedicina, novas energias, indústria de materiais, desenvolvimento de tecnologias para Smart Cities, novo combustível de hidrogênio verde, etc; promover intercâmbios e visitas regulares entre empresas das duas partes e incentivar o comportamento de investimento bidirecional e serviços de informação; prestar serviços adequados aos projetos de L&D (Learning & Development) e industriais, para serem resolvidos nas plataformas das duas partes e organizar eventos promocionais e visitas.

A cidade de Wuxi

Wuxi é a 7ª maior cidade da China, está localizada próxima a Xangai, na parte leste do país, e tem uma população de aproximadamente 7,5 milhões de pessoas. A cidade portuária, além disso, é servido por um dos maiores lagos de água doce da China, e, do ponto de vista econômico, se destaca com um crescimento robusto e acelerado, nos últimos anos

Formada a partir de uma tradição histórica e cultural de mais de 6 mil anos, Wuxi abriga atualmente dois grandes parques industriais dedicados às novas industrias, sendo considerada uma cidade de referência na produção de tecnologia e geração de negócios. Foi apontada pela Forbes como a terceira cidade de negócios da China, com o segundo melhor rendimento per capita da província de Jiangsu, à qual pertence. A cidade é, ainda, um importante destino turístico, de natureza exuberante, formada por lagos e montanhas.

Durante a visita, o vice-prefeito de Wuxi, Yongxin Qin, reforçou o convite para que o prefeito, as demais autoridades de Sorocaba, além do grupo de empresários que conheceu, possam ir, em breve, para a sua cidade, na China.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *