São José tem feira de adoção de cães e gatos no CCZ

Henrique Macedo


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou neste sábado (27) mais uma feira de adoção de cães e gatos no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), no Parque Industrial, na região sul.

Cerca de 60 pessoas visitaram os 91 animais disponíveis, sendo 85 cães e seis gatos. Oito pessoas ficaram interessadas e formalizaram a intenção de adotar algum cão ou gato. 

Adriana Jimenez, auxiliar comercial, perdeu uma cadelinha há um mês. Ela se encantou com alguns animais disponíveis para adoção. 

“Ela viveu com a gente 14 anos. Ao mesmo tempo que gostamos muito de cachorro, ainda estamos sensíveis. Então vim para dar uma olhada, mas ainda não decidi”, disse emocionada.

Como adotar

Para adotar um animalzinho é necessário ter 18 anos ou mais, ser morador de São José dos Campos e apresentar documento original com foto e CPF para a formalização do processo.

Após o procedimento ser concluído, a equipe responsável agenda uma visita na casa do tutor na semana seguinte para avaliar a adaptação do animal.

Mãe e filha, Mainara e Rosa ainda não decidiram se vão adotar um cão ou gato futuramente. “Eu prometi para ela que a gente ainda vai adotar, mas não agora”. “Gostei muito dos cachorrinhos. Mais pra frente eu vou ter um gato e um cachorro”, disse Rosa, 7 anos. 

Adotar um animal requer responsabilidade e dedicação. Somente nos últimos três anos, foram adotados 322 cães e gatos, sendo 41 através do site criado para Adoção Digital. O CCZ fica localizado na rua George Williams, 581. 

Vacinação

Durante a feira, os visitantes também puderam levar os animais para tomar a vacina antirrábica.

Bem-estar animal

Criado em 2018, o programa Meu Pet Feliz tem como objetivo estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável.

Engloba diversas ações contínuas, como as feiras de adoção de cães e gatos, as vacinações antirrábicas, as castrações e microchipagens de pets e as ações do castramóvel, a unidade móvel implementada pela Prefeitura.

Desde 2018, já foram realizadas 26.879 castrações de cães e gatos, sendo 8.245 com apoio da unidade móvel, o castramóvel. Além da cirurgia, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos e furtos.

A ampliação do atendimento gratuito do programa Meu Pet Feliz é mais um compromisso cumprido do Plano de Gestão 2021-2024.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *