Agência Minas Gerais | Plano Mineiro de Segurança Hídrica tem segunda fase concluída e disponibiliza relatórios

Os relatórios da segunda etapa do Plano Mineiro de Segurança Hídrica (PMSH) já estão disponíveis para consulta no site oficial do programa.

Nessa segunda etapa do plano são apresentados relatórios detalhados sobre diversos aspectos relacionados à segurança hídrica do Estado, como estudos de disponibilidade e demanda de água, avaliação da conservação da biodiversidade, análise da vulnerabilidade a eventos extremos, análise do saneamento básico, entre outros.

A analista ambiental do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e coordenadora do PMSH, Lívia Costa, relata que esses relatórios foram fundamentais para embasar as decisões e ações futuras no âmbito do programa.

“As próximas etapas do plano incluem o mapeamento das áreas prioritárias e a elaboração de um banco de projetos, principal etapa do PMSH. Em seguida, será desenvolvido um plano de comunicação e a realização de oficinas, eventos e reuniões, culminando então na elaboração de um resumo executivo do plano”, detalha.

Programa Somos Todos Água

O Plano Mineiro de Segurança Hídrica é a fase de planejamento do Programa Somos Todos Água, na qual estão definidas as intervenções estratégicas para a promoção da garantia hídrica.

O programa estabelece estratégias de segurança hídrica e revitalização de bacias hidrográficas de Minas Gerais e tem como objetivo ampliar a segurança hídrica no estado, a partir da promoção de ações integradas e permanentes.

O “Somos Todos Água” é um guarda-chuva em que vários projetos vão se associando a ele durante o decorrer do tempo.

Atualmente, o programa Somos Todos Água tem associados o PMSH e o Projeto de Revitalização da Bacia do Viamão.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *