Instituições ligadas ao trânsito dão início às ações do Maio Amarelo em Mato Grosso do Sul

Diversas entidades civis e instituições públicas ligadas ao trânsito se reuniram nessa terça-feira (30) para uma cerimônia que marcou o início das ações do Movimento Maio Amarelo em Mato Grosso do Sul. O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) esteve representado pela diretora de Educação para o Trânsito, Andrea Moringo e pelo gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala.

O evento foi realizado no posto de atendimento da CCR Vias, da BR 163, com a organização da PRF (Polícia Rodoviária Federal). O superintendente regional da PRF, João Paulo Pinheiro Bueno, chamou a atenção dos participantes para a importância de cada entidade presente, nas ações do Maio Amarelo. “Sem cada entidade aqui, não existe Maio Amarelo. As ações partem de nós e são voltadas para sociedade e por isso precisamos entender que as pessoas que estão no trânsito são mais que números, são vidas, são sonhos”, disse o superintendente.

Além da cerimônia de abertura, os inspetores da PRF e da CCR Via promoveram um momento educativo, com informações sobre as formas de abordagem da população em ações educativas e de fiscalização.

Agentes de Fiscalização e Patrulhamento Viário do Detran realizaram o apoio à ação. Segundo o gerente Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Rubens Ajala, o Maio Amarelo é o momento de intensificar as ações de patrulhamento. “Esse período nos intensificamos as ações que desenvolvemos durante o ano todo”, afirmou Ajala.

Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-MS, Andrea Moringo, o momento é de reflexão de toda a sociedade, para um comportamento seguro do trânsito. “O Detran-MS estará em diversas ações educativas e de fiscalização, na capital e no interior, com o propósito de chamar a atenção para essa reflexão, sobre o nosso comportamento. Para enfatizar que a paz no trânsito começa por nós”, enfatizou Andrea Moringo.

Ações do Maio Amarelo

Nesta quarta-feira (1º), o Detran-MS será parceiro do Treino de Corrida e Caminhada Maio Amarelo, que acontece em frente ao lago do Parque das Nações Indígenas. O evento será aberto a toda população, com concentração às 18h30 e partida às 19h. O pedido é que os participantes usem uma camiseta amarela.

No sábado (3), uma ação no Parque dos Poderes vai abordar o comportamento de segurança de trânsito com crianças. O Amigos do Parque terá apoio de acadêmicos do curso de Medicina da Uniderp, apresentando de forma lúdica, os dispositivos e comportamento seguro de crianças. Essa ação será desenvolvida durante a manhã e tarde, em um complexo próximo ao Centro de Múltiplo uso do Parque dos Poderes.

Emmanuelly Castro, Comunicação Detran-MS

Fotos: Rachid Waqued

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *