Maio Amarelo 2024 chega a Bangu, na Zona Oeste, nesta quinta-feira – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Programa A Caminho da Escola 2.0 promove peças de teatro nas escolas sobre educação no trânsito, no Maio Amarelo 2024 – CET-Rio

Bangu vai receber uma ação do programa Maio Amarelo 2024, nesta quinta-feira (16/5). O evento vai acontecer na Praça Guilherme da Silveira (Rua Coronel Tamarindo), a partir das 9h. Além do público local, alunos da Escola Municipal Bangu vão participar das atividades realizadas pelos órgãos organizadores das ações do Maio Amarelo 2024.

Programação

9h às 11h
– Bate-papo sobre trânsito e apresentação de peça de teatro  do Programa A Caminho da Escola 2.0, que promove atividades em escolas públicas municipais durante todo o ano, como apresentação de teatro, atividades lúdicas/educativas em sala de aula, oficina com professores e ações que viabilizam a participação da comunidade escolar na elaboração de projeto de intervenções urbanísticas (urbanismo tático) para serem realizadas no entorno das escolas, beneficiando seus frequentadores, moradores e todos que circulam na região.

– Atividades educativas realizadas pelos órgãos organizadores do Maio Amarelo, tais como:
. Jogos e Circuito de Cones (Detran RJ), usando óculos que simulam os efeitos do consumo de álcool e de drogas ilícitas ao volante;
. Dinâmica do Ponto Cego (Rio Ônibus), que trata da dificuldade de visão do motorista, pelo retrovisor, em determinado ponto. A atividade convida o participante a se sentar na direção do condutor de ônibus para verificar a partir de que ponto, na lateral do veículo, ele se torna invisível; além de comunicar informações e mensagens destinadas aos vários usuários das vias.
. Atividades de conscientização para prevenir acidentes (Educação Lei Seca);
. Atividades educativas (jogos) com crianças (INTO);

– Distribuição de materiais de educação para o trânsito.

Equipe da Central 1746 de Atendimento ao Cidadão estará presente para receber solicitações de moradores.

No Rio de Janeiro, ao longo de todo o mês de maio, o grupo formado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria do Meio Ambiente e Clima (SMAC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Detran RJ; Educação Lei Seca, Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Rio Ônibus e Instituto Pretos Novos (IPN) estará realizando ações educativas, passeios culturais, treinamentos, debates, além de distribuir equipamentos de segurança e materiais educativos.

As ações são voltadas para crianças e adultos, considerando o comportamento dos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas (de vários tipos de veículos) no trânsito.

Veja a programação das ações do Maio Amarelo 2024 no site da CET-Rio.

Categoria:

  • 15 de maio de 2024
  • Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *