Projeto sobre nascentes conclui ciclo de exibições de vídeos

Lucas Brito


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

O programa Revitalização de Nascentes, da Prefeitura de São José dos Campos, completou o ciclo de exibições públicas dos trabalhos produzidos pelas escolas para a Mostra de Vídeos Ambientais.

Na quinta-feira (8), a sexta e última edição do ano foi realizada na Escola Municipal Ana Berling, no Alto da Ponte, com a participação de 30 alunos do projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos). Nessa exibição, o programa inovou a atuação educativa, dando visibilidade às ações realizadas, tanto na parte de conservação quanto na frente de educação ambiental.

Em 27 de setembro, a quarta sessão foi na Escola Municipal Norma de Conti, no Bosque dos Ipês. Os estudantes da unidade têm se responsabilizado pelo trabalho educativo com a nascente do bairro. Já a quinta ocorreu no Parque Alberto Simões no dia 10 de outubro, com a presença de representantes da comunidade e alunos das escolas parceiras


Exibição na Escola Municipal Norma de Conti | Foto: PMSJC

Mostra

Essas exibições vêm promovendo o debate acerca da questão da água, não somente sobre a importância da colaboração da comunidade nas ações de plantio e conservação nas áreas de nascentes, mas também sobre a reflexão a respeito da destinação correta de resíduos e do esgoto, que, se desviados do sistema de coleta e tratamento, podem poluir os córregos do município.

As exibições também são uma forma de motivar e estimular ainda mais os alunos das escolas que fazem parte do programa a desenvolver as produções audiovisuais. Nesta fase, os professores participantes estão recebendo orientações de roteiro para o planejamento das gravações.

São os estudantes que devem protagonizar todo o processo de criação dos vídeos. Os educadores agem como mediadores do processo e auxiliam na construção da ideia elaborada a partir dos desejos da turma.

Desde 2010, a Prefeitura tem propiciado cursos de formação e capacitação técnica em linguagem audiovisual aos professores e alunos multiplicadores. Entre 2011 e 2022, foram realizadas sete mostras de vídeos.

Programa Revitalização de Nascentes


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *