Parceria com o PIT amplia uso de tecnologia no Hospital Municipal

Sheila Faria


Secretaria de Saúde

A SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) fechou uma parceria estratégica com o PIT (Parque de Inovação e Tecnologia), de São José dos Campos, para executar o projeto Jornada Digital do Paciente – Telemedicina, que vai ampliar o acesso aos médicos especialistas do Hospital Municipal por meio de ferramentas tecnológicas.

Com essa parceria, o PIT vai desenvolver uma plataforma de telemedicina para integrar de forma eficiente médicos da rede básica de saúde com especialistas que atuam no hospital. O objetivo é que a tecnologia elimine etapas burocráticas otimizando o contato entre os profissionais.

“Esse é o início de uma parceria estratégica bastante valiosa para a criação de ferramentas inovadoras que vamos implementar para melhorar cada vez mais o atendimento à população”, afirmou o diretor técnico do Hospital Municipal, Carlos Alberto Maganha.

O Hospital Municipal já faz essa tele assessoria entre especialistas e médicos das UBSs e essa integração tem reduzido a necessidade de encaminhamento e deslocamento de pacientes entre as unidades de saúde. Em contato pela plataforma de telemedicina, especialistas podem tirar dúvidas e ajudar a definir diagnósticos de pacientes da unidades básicas de saúde.

Em menos de dois anos, o número de encaminhamentos para especialistas caiu 88%, passando de cerca de 11 mil para 1,4 mil, gerando mais fluidez no sistema de consultas. Quando se trata de um problema que precise de maior detalhamento, o paciente é encaminhado para a consulta presencial com o especialista no HM.

Soluções 

Com as inovações que serão criadas em parceria com o PIT, será possível solucionar entraves, melhorar a integração entre sistemas agilizando o compartilhamento de dados e garantindo segurança na transmissão de informações sensíveis.

Para o vice-presidente de negócios do PIT, Marcelo Nunes, “é um grande avanço na implementação de inovações no setor da saúde. São José dos Campos é reconhecida como uma cidade inteligente, sempre se destacando em inovação”. 

O projeto envolve a contratação de uma empresa do PIT com a responsabilidade de criar um sistema altamente eficaz, que vai facilitar as consultas médicas e coletar dados relevantes que possam resultar na melhoria do atendimento. 

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *